Ganho de peso pode ser sinal de Síndrome Nefrótica?
O que é Síndrome Nefrótica?
A Síndrome Nefrótica faz parte de um grupo de sintomas, que inclui uma quantidade excessiva de proteínas na urina e baixos níveis de proteína no sangue. Além desses, também se pode mencionar os altos níveis de colesterol na composição da síndrome. Entre as principais proteínas perdidas na síndrome nefrótica, estão:
– Albumina
– Transferrina
– Gamaglobulinas
– Microglobulinas.⠀
Quais são as causas da Síndrome Nefrótica?⠀
Normalmente, a Síndrome Nefrótica é causada por danos nos pequenos vasos sanguíneos dos rins, os quais chamamos de glomérulos. Eles são responsáveis por filtrar o sangue e não deixar escapar na urina o que deve ser mantido no organismo. No entanto, muitas doenças e condições podem causar um dano aos glomérulos, com pequenos poros, o que gera a perda de proteína na urina :
– Doença de lesões mínimas⠀
– Glomeruloesclerose segmentar e focal⠀
– Nefropatia membranosa⠀
– Lúpus⠀
– Amiloidose⠀
Quais são os sintomas da Síndrome Nefrótica?
Os sintomas da Síndrome Nefrótica podem estar associados diretamente à sua causa, dentro da concepção de que são diversas as doenças e condições que podem causar danos aos glomérulos.
Abaixo, listei os principais sinais e sintomas de que o paciente pode estar com Síndrome Nefrótica:
– Inchaço abdominal, ao redor dos olhos, nos tornozelos e nos pés⠀
– Urina de aspecto espumoso, causado pelo excesso de proteína na urina
– Ganho de peso devido à retenção de líquidos no organismo⠀
– Pouco apetite⠀
-Fraqueza e indisposição
Quais são os fatores de risco da Síndrome Nefrótica?
Podemos dizer que as principais condições médicas que ocasionam a perda de proteína nefrótica, são: diabetes, lúpus, amiloidose. Ademais, infecções, como HIV, hepatite B, hepatite C e malária, caracterizam-se como causas secundárias que podem causar o quadro da Síndrome Nefrótica.