Quem pode ter incontinência urinária?
O que é incontinência urinária?
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a incontinência urinária atinge uma média de 5% da população mundial de todas as idades, sendo mais frequente em mulheres e idosos. O que chamamos de incontinência urinária é a perda involuntária de urina pela uretra, podendo acontecer pequenos escapes diariamente, não só de forma expressiva e incontrolável.
Tipos de incontinência urinária
Por mais que a incontinência urinária afete cerca de 10 milhões de brasileiros e qualquer pessoa possa ter esta condição, ela não se dá sempre da mesma forma. Abaixo, listei os principais tipos de incontinência urinária:
– De urgência: quando há um desejo repentino e muito forte de urinar e a pessoa não consegue chegar a tempo no banheiro.
– De esforço: quando a pessoa não possui força muscular pélvica para reter a urina. Assim, os escapes podem acontecer em atividades simples e cotidianas, como rir, tossir, levantar pesos, entre outros.
– Por transbordamento: quando a bexiga está cheia, acontecem transbordamentos. Também pode ocorrer o gotejamento, quando a bexiga não tiver sido esvaziada por completo.
– Funcional: quando a pessoa reconhece a vontade de urinar, mas por conta de alguma complicação médica, não é capaz de chegar ao banheiro.
– Mista: quando as perdas urinárias ocorrem por conta de um esforço e da urgência.
Quais são as causas da incontinência urinária?
Mesmo que seja o sistema nervoso autônomo o responsável pela eliminação da urina, as suas causas são abrangentes. Abaixo, listei algumas delas:
– Tosse crônica de fumantes
– Prisão de ventre
– Estresse emocional
– Tumores benignos e malignos
– Procedimentos cirúrgicos
– Comprometimento dos esfíncteres
– Comprometimento do assoalho pélvico
– Doenças que acabam comprimindo a bexiga
– Bexigas hiperativas
Tratamento para incontinência urinária
O tratamento da incontinência urinária depende diretamente do seu tipo, da sua gravidade e da sua causa. Assim, o paciente com suspeita de incontinência urinária deve buscar ajuda médica especializada.
Prevenção da incontinência urinária
Uma série de hábitos, ao serem incluídos na rotina, podem auxiliar na prevenção da incontinência urinária. Abaixo, listei alguns deles, confira!
– Evite o consumo de bebidas alcoólicas
– Controle a sua ingestão de líquidos durante a noite
– Mantenha uma alimentação saudável e balanceada, com fibras
– Realize atividade física regularmente
– Não espere apenas a vontade forte para ir ao banheiro
– Controle seu peso
– Controle o diabetes