Oligúria – um sinal caracterizado pela diminuição da urina
Já ouviu falar em oligúria?
Esse é um termo médico utilizado quando o paciente é diagnosticado com uma redução significativa na produção de urina, com níveis abaixo de 400 ml por cada 24 horas, sendo que o normal para uma pessoa adulta saudável é produzir até 2.000 ml de urina diariamente.
Causas
As causas mais frequentes desse sintoma estão relacionadas com a desidratação, obstruções do sistema urinário devido a cálculos e aumento da próstata, queda grave da pressão arterial e o uso de antibióticos, anti-inflamatórios, quimioterápicos e imunossupressores. E, quando essas causas não são previamente tratadas, o paciente pode sofrer complicações ainda mais graves, como a insuficiência renal.
Dessa forma, é importante ficar de olho em:
-Algumas condições que podem causar desidratação, como hemorragias, queimaduras, vômito e diarreia;
-Infecções ou lesões que podem causar choque, e levar o organismo a reduzir a quantidade de sangue transportado para os órgãos;
– Obstrução renal, que impede o transporte da urina dos rins para a bexiga;
– Uso de certos medicamentos, como anti-hipertensivos, diuréticos, anti-inflamatórios não esteroides e certos antibióticos.
Tratamento
Assim que os primeiros sintomas são identificados, o recomendado é que o paciente procure ajuda de um nefrologista, no qual o diagnóstico será realizado através de exames de sangue e urina, ultrassonografia e tomografia computadorizada.
Em seguida, o tratamento será iniciado conforme a causa do sinal, no qual poderá ser necessário a administração de soro na veia ou até mesmo recorrer ao tratamento de diálise.
A característica da oligúria é bem indicativa. Mas, além da redução do volume urinário, outros sinais devem ser levados em conta dependendo da causa, da gravidade e idade do paciente, incluindo sede, fadiga, perda de peso e até perda de consciência.
Independe da origem, é fundamental tratar a doença ou a condição que levou a esse sintoma. E caso o paciente verifique diminuição da urina, deve ficar atento a outros sintomas que possam aparecer, como náuseas, vômitos, tonturas ou aumento do ritmo cardíaco.
Como prevenir
Como toda doença que envolve o sistema urinário, a oligúria requer atenção, cuidados especiais e prevenção. Então a dica de hoje e sempre é: Hidrate-se, beba água!