Hematúria, a presença de sangue na urina
Sangue na urina não é normal! Se você tem ido ao banheiro e notou que a sua urina está avermelhada, provavelmente é o seu corpo alertando que os seus rins ou o sistema urinário não estão operando corretamente.
Essa condição é chamada de hematúria, ou seja, quando há uma quantidade anormal de glóbulos vermelhos na urina. Sendo que os tipos mais comuns são a Hematúria Macroscópica, quando esse sinal é perceptível a olho nu, ou a Hematúria Microscópica, quando é necessário um exame de urina para identificação.
Causas
As causas de sangramento urinário podem ter relação com fatores não patológicos, como exercício físico muito intenso, período menstrual, ingestão de alguns alimentos e medicamentos e ato sexual recente. Ou os patológicos, como cálculo renal, infecção urinária, hiperplasia da próstata, cistite, lúpus, tuberculose urinária e tumores malignos do trato urinário, que requerem mais atenção.
Listamos algumas das possíveis causas da hematúria:
- Cálculo renal
- Infecção urinária
- Hiperplasia benigna da próstata
- Glomerulonefrite
- Lúpus
- Anemia falciforme
- Doença policística renal
- Acidentes com traumatismo renal
- Trauma após passagem de sonda vesical
- Trauma por manipulação cirúrgica ou endoscópica do sistema urinário
- Biópsia da próstata
- Biópsia renal
- Cistite rádica (lesão da bexiga por radioterapia)
- Tuberculose urinária
- Esforço físico
- Excesso de cálcio na urina
- Endometriose
- Uretrite
- Anticoagulação excessiva
- Câncer (renal, bexiga, próstata)
Como a hematúria é um sinal de doença e não uma doença em si, ao iniciar o tratamento o nefrologista irá levar em conta a origem do problema, em busca de uma solução para a necessidade de cada paciente. As alternativas de tratamento incluem lavagem vesical, remoção dos coágulos na bexiga, uso de antibiótico e suspensão temporária de alguns medicamentos.
Prevenção
Para se prevenir, o mais indicado é ingerir cerca de 3 litros de água diariamente e adicionar em sua dieta alimentos que promovam a hidratação para o corpo. Seguindo essas dicas e fazendo um acompanhamento regular com o nefrologista, o seu sistema urinário estará em pleno funcionamento.