Transplante renal: saiba quais são os cuidados necessários do paciente no pós-operatório
O transplante de rins é um procedimento cirúrgico realizado em pacientes que sofrem de doença renal crônica em estágio avançado, que é quando os órgãos não trabalham corretamente e acabam perdendo a capacidade de exercer as suas principais funções, como filtrar o sangue e eliminar substâncias indesejáveis do corpo pela urina, manter o equilíbrio dos fluidos e minerais no organismo e produzir hormônios importantes para a nossa saúde em geral.
A cirurgia, que é recomendada pelo nefrologista, é feita a partir de um rim compatível de um doador vivo ou falecido, na qual o órgão saudável é implantado no paciente e passa a auxiliar no funcionamento do sistema urinário e o restante do corpo. Vale ressaltar que o rim não funcional não é retirado, exceto em casos em que o órgão esteja causando malefícios ao paciente como, por exemplo, uma infecção.
Estima-se que foram realizados 55.760 transplantes renais no país entre 2019 e julho de 2021 e a lista de espera na fila para a cirurgia alcança cerca de 26.670 pessoas, conforme os dados do Ministério da Saúde.
Cuidados necessários no pós-operatório
Mas a pergunta que recebo sempre dos meus pacientes sobre esse assunto é: quais são os cuidados necessários no pós-operatório do transplante renal? Pois bem, como esse transplante é um procedimento delicado, é necessário fazer algumas mudanças na rotina diária para que a recuperação seja bem-sucedida. Confira:
· Fazer uso de medicamentos prescritos: como imunossupressores e antibióticos.
· Exames regulares: eles são importantes para acompanhar a adaptação do órgão pelo organismo.
· Atividades físicas: o indicado é que o paciente aguarde pelo menos 3 meses para praticar exercícios físicos. Após esse período, os exercícios são permitidos e são uma ótima opção para manter ou perder peso de forma eficaz.
· Evite locais com muitas pessoas: o paciente transplantado precisa ter em mente que sua imunidade está frágil nesse momento, por isso deve evitar ao máximo sair de casa.
· Evite fumar: essa é uma dica que deve ser seguida no pré e pós-operatório pelo paciente.
· Beba líquidos: ingira sempre a quantidade de água recomendada pelo seu médico e evite bebidas alcoólicas.
· Mantenha uma alimentação balanceada: opte por vegetais, frutas, carnes magras e alimentos ricos em fibra, cálcio e fósforo. E não consuma alimentos com sódio, gordurosos, crus e açúcares.
Esses são pontos importantes que devem ser levados em conta para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida com o novo rim e não sofra com complicações após o transplante, como a rejeição do órgão doado, infecção na cicatriz cirúrgica ou no trato urinário, entre outros problemas. Lembre-se: receber um órgão é gratificante, cuidar dele é fundamental!