Exame de creatinina é capaz de diagnosticar Doença Renal Crônica?

Exame de creatinina é capaz de diagnosticar Doença Renal Crônica?

O que é creatinina? 

Uma das principais tarefas dos rins é filtrar o sangue, de forma a eliminar as substâncias tóxicas do organismo. Sem a filtração renal, a manutenção da vida torna-se inviável em pouco tempo.⠀

À medida que os rins começam a perder função, os níveis de creatinina no sangue vão se elevando. Isso ocorre porque essa molécula é constantemente produzida pelas células musculares e, ao mesmo tempo, eliminada exclusivamente pelos rins. Em condições normais, portanto, os níveis de creatinina no sangue permanecem sempre baixos.

A creatinina pode ser dosada através de um exame laboratorial extremamente simples e confiável. Com a ajuda do teste, muitas vezes, a Doença Renal Crônica pode ser detectada bem antes do surgimento de qualquer sintoma.⠀

Qual a importância do exame de creatinina? 

Infelizmente, grande parte das pessoas recebe o diagnóstico da doença renal crônica em uma fase avançada, em que nada mais pode ser feito para salvar os rins. Sendo assim, pode-se pontuar a importância do exame de creatinina para o diagnóstico de diversas doenças renais. 

O exame de creatinina é capaz de avaliar a função renal, de maneira que se torna possível detectar a insuficiência renal precocemente e evitar maiores complicações. Além disso, o exame de creatinina também pode auxiliar no acompanhamento do tratamento de doenças renais confirmadas. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), a doença renal crônica atinge milhões de pessoas e grande parte delas ainda não possui conhecimento disso. Desse modo, apresenta-se o exame de creatinina como uma das ferramentas para realizar a prevenção da doença. 

Para que serve o exame de creatinina? 

Como mencionado, a creatinina é uma maneira de avaliar a função renal. Dessa forma, através da dosagem de creatinina no sangue, é possível verificar se os rins estão cumprindo adequadamente a sua função de filtração do sangue. 

Por conta de ser resultado da degradação da creatina, que é utilizada como energia pelos músculos, a elevação da creatinina no sangue pode se alterar como consequência não só da massa muscular, mas também da alimentação, estado de saúde e desempenho de atividade física pelo praticante. Assim, pode-se pontuar que quanto mais alta estiver a creatinina, mais grave se caracteriza a insuficiência renal

Abaixo, listei as principais patologias que podem ser indicadas por meio do alto nível de creatinina no sangue:

– Hipertireoidismo 

– Necrose tubular 

– Desidratação 

– Doença renal crônica 

Insuficiência renal 

Glomerulonefrite 

Para quem o exame de creatinina é indicado? 

O exame de creatinina é indicado, principalmente, para aqueles que possuem qualquer risco de desenvolver doenças renais. Neste caso, não se destacam apenas os casos hereditários, como também pessoas que possuem: 

Diabetes mellitus 

Infecção urinária 

– Infecção renal 

– Insuficiência cardíaca 

Cálculos renais 

– Hipertensão arterial 

– Glomerulonefrite 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Agende uma consulta