Hidronefrose, a perigosa doença que provoca a dilatação dos rins
Você sabia que os nossos rins podem dilatar quando há uma obstrução no caminho da urina até a bexiga? A essa condição damos o nome de hidronefrose, onde o paciente pode desenvolver uma insuficiência renal devido ao mau funcionamento dos órgãos.
Na maioria dos casos, a hidronefrose acontece em decorrência de outras doenças, como a pedra nos rins, anomalias congênitas do trato urinário, tumor nas vias urinárias e aumento da próstata. Outra hipótese considerada é a gravidez, pois durante esse período o útero cresce e dificulta a passagem da urina.
Os sintomas podem ser diferentes em cada paciente, mas alguns dos sinais mais frequentes incluem vontade frequente de urinar, dor no abdômen e costas, náuseas, redução no volume da urina e febre. Para diagnosticar esse distúrbio, o recomendado é que o paciente busque ajuda médica, onde ele poderá realizar um ultrassom, teste de urina ou exame de sangue.
O tratamento será realizado conforme a causa da hidronefrose, e entre as alternativas estão o uso de antibiótico, terapia com ultrassom ou cirurgia, ou também a inserção de uma rede no interior das vias urinárias. No entanto, para prevenir essa condição, o paciente precisa tratar as doenças subjacentes, e só assim manterá o bom funcionamento do sistema urinário.