Pedra nos rins: entenda sobre essa doença que atinge 5% da população brasileira
O cálculo renal, conhecido também como pedra nos rins, é um problema muito comum que normalmente se inicia quando os órgãos estão no processo de filtragem do sangue para a formação da urina e se deparam com o excesso de substâncias, como cálcio, ácido úrico e oxalato, e infelizmente encontram pouco líquido no organismo para dissolvê-las. Quando isso ocorre, pequenos cristais se acumulam nos rins e acabam se tornando pedrinhas que afetam os órgãos e outras partes do sistema urinário.
Conforme os dados apresentados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), os casos de cálculos renais vêm crescendo e se tornando preocupantes, visto que cerca de 13% da população mundial possuem esse quadro clínico e, no Brasil, essa estimativa é de 5%.
Causas e Sintomas
Geralmente, a causa de pedras nos rins está associada com o baixo consumo de água, maus hábitos alimentares e até mesmo com o fator genético, sendo que um indivíduo que possui histórico de casos de cálculo renal na família tem maior probabilidade de desenvolver a doença.
Um dos principais sintomas dessa condição é a cólica renal, em que o paciente sente fortes dores na região lombar e na parte inferior do abdômen – e são raros os casos de pacientes assintomáticos. Os outros sinais que o corpo transmite quando há a formação de pedra nos rins incluem:
· Vômitos e náuseas.
· Febre.
· Presença de sangue na urina.
· Complicações para urinar.
· Infecções urinárias.
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico de pedra nos rins pode ser feito de algumas formas como, por exemplo, através de um hemograma, um exame de urina, uma urografia excretora, um raio-X de abdômen ou ultrassom.
O tratamento irá depender da situação do paciente e será levado em conta o tamanho do cálculo, o local onde ele está alojado e se ele está aliado a uma infecção urinária ou não. Após analisar esses fatores, o especialista poderá indicar um tratamento adequado ao indivíduo, podendo ser o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios ou por meio de cirurgias.
O cálculo renal é desconfortante para o paciente, devido aos sintomas e tratamento. Por isso, para se prevenir contra essa condição, o recomendado é ingerir bastante água regularmente, não fazer uso de medicamentos sem prescrição médica, apostar em uma alimentação mais equilibrada, praticar exercícios físicos, fugir do consumo excessivo de sal e controlar a ingestão de proteínas. Ao fazer essas mudanças de hábito, os seus órgãos funcionarão melhor e você terá menos chance de sofrer com pedra nos rins.
Dados da Sociedade Brasileira de Urologia: https://folhabv.com.br/noticia/SAUDE/Saude/Brasil-tem-indice-de-5–de-toda-populacao-com-pedras-nos-rins/73913