Remédios naturais são opções eficazes para tratar infecções urinárias?
“Toma um chá disso, toma um chá daquilo. Ele é bom para infecção urinária”. Aposto que você já deve ter escutado alguém falar essa frase alguma vez na sua vida, não é mesmo?
A infecção do trato urinário (ITU) é uma condição que afeta principalmente as mulheres e se caracteriza pela reação do organismo à presença de bactérias em qualquer parte do sistema urinário, como uretra, bexiga, rins e ureteres, por exemplo.
Existem dois tipos principais de ITU, que são a cistite e a pielonefrite. Quando o paciente está com cistite, geralmente os sintomas apresentados são dor ao urinar, alteração do odor, da cor, do aspecto, frequência da urina e dor na parte inferior do abdômen. Enquanto a pielonefrite possui sintomas mais severos envolvendo febre alta, calafrios e dor lombar.
O tratamento para ambos os tipos de ITU é feito através de antibióticos. Porém alguns pacientes realizam automedicação e apostam em chás e ervas naturais para tratar a doença.
Mas, diferente do que muitos pensam, os remédios caseiros não são o tratamento correto para a ITU, eles servem apenas como uma alternativa para aliviar os sintomas leves da doença. Vale lembrar que o acompanhamento com um nefrologista e o uso de medicamento prescrito continua sendo a melhor opção para um tratamento eficaz.
No entanto, abaixo estão alguns chás que podem ajudar a complementar o seu tratamento:
- Folha de uva-ursina.
- Pó de raiz de hidraste.
- Cabelo de milho.
- Folha e raiz de dente-de-leão.
- Folha seca de bucho.
- Cavalinha.
Para se prevenir contra a doença, o recomendado é ingerir bastante água diariamente, evitar ficar muito tempo sem urinar, realizar a higienização íntima após a relação sexual e não se automedicar. E lembre-se, os chás são apenas aliados do tratamento da infecção do trato urinário, o que vale mesmo é a orientação médica. Combinado?