Sinais que alertam para o mau funcionamento dos rins

Sinais que alertam para o mau funcionamento dos rins

Os rins são dois órgãos importantes que auxiliam na saúde física do ser humano, pois são eles os responsáveis por filtrar o sangue e eliminar substâncias indesejáveis do corpo pela urina, manter o equilíbrio dos fluidos e minerais no organismo e produzir hormônios como, por exemplo, a renina, que influencia na regulação da pressão arterial.

Para que esses órgãos permaneçam saudáveis e funcionem corretamente, devemos sempre apostar em uma alimentação balanceada e no consumo diário de pelo menos 2 litros de água.

Causas, Sintomas e Diagnóstico

Entretanto, quando não implementamos hábitos mais saudáveis em nosso estilo de vida e passamos a beber pouca água, fumar em excesso e abusar do sódio, analgésicos e bebida alcoólica, os rins tendem a nos “enviar” alertas de que algo não está saindo como o planejado.

Em alguns casos, os sintomas mais comuns de problemas nos rins são:

·         Vontade frequente de urinar acompanhada da pouca quantidade do líquido.

·         Alterações da cor e cheiro da urina.

·         Dores nas costas.

·         Inchaço nas pernas, pés, braços e rosto.

·         Pele irritada.

·         Cansaço constante sem motivo aparente.

·         Perda de sono e apetite.

·         Náuseas e vômitos.

·         Tonturas.

Mas vale lembrar que existem pacientes que não apresentam sintomas do mau funcionamento dos rins, por isso é fundamental o acompanhamento regular com um nefrologista para detectar qualquer complicação em sua fase inicial.

Durante a consulta com o especialista, alguns procedimentos podem ser realizados para identificar o que está afetando os órgãos, como exames de sangue, teste de urina, ultrassom ou tomografia e biópsia. Entre as complicações que frequentemente são diagnosticadas, estão pedra nos rins, cistos, doença policística renal, hidronefrose, insuficiência renal, infecções renais e lesão renal aguda.

Tratamento

O tratamento vai depender do que se trata o problema, mas, geralmente, o recomendado é que o paciente mude a dieta, consuma mais água e diminua o sal nos alimentos. Porém, em casos mais graves, há a possibilidade de o paciente fazer uso de medicamentos, passar por cirurgia, realizar diálise e até mesmo recorrer a quimioterapia ou radioterapia.

Prevenção

A melhor maneira de se prevenir contra possíveis complicações nos rins e mantê-los operando plenamente é implementando em seu cotidiano hábitos como reduzir o consumo de sal, beber água, ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas, abandonar o hábito de fumar e evitar fazer uso de medicamentos sem indicação médica. Seguindo esses passos e realizando visitas regulares ao nefrologista, os seus rins irão lhe agradecer!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Agende uma consulta