Uso de medicamentos pode levar à insuficiência renal aguda?
Insuficiência renal aguda (IRA) é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas muito rapidamente, como a manutenção de eletrólitos no corpo, e a filtração do sangue para a eliminação de substâncias nocivas ao organismo.
Quais são as causas?
Entre as principais causas da insuficiência renal aguda, temos:
– choque circulatório;
– sepse (infecção generalizada);
– desidratação;
– queimaduras extensas;
– excesso de diuréticos;
– obstrução renal;
– insuficiência cardíaca grave;
– glomerulonefrite aguda (inflamação nas unidades filtrantes do rim, chamadas glomérulos).
Como acontece?
Alguns fatores podem contribuir para a perda da função renal, como:
– Diminuição do fluxo sanguíneo para os rins: essa condição é causada por doenças que podem reduzir o fluxo de sangue para os rins, como a desidratação grave, infarto, doenças cardiovasculares. ⠀
– Danos para os rins: algumas doenças podem danificar os rins causando graves lesões, entre elas, a pielonefrite, glomerulonefrite, lúpus e toxinas, como o álcool, metais pesados e cocaína.⠀
– Bloqueio dos ureteres: doenças como o câncer de bexiga, câncer de colo de útero, próstata aumentada e cálculo renal podem bloquear a passagem da urina para fora do corpo, e levar à insuficiência renal aguda.
– Uso de medicamentos: muitas pessoas têm problemas nos rins, pois usam muitos medicamentos. Isso, porque vários são tóxicos para os rins, podendo levar à insuficiência renal aguda, dentre eles:
- anti-inflamatórios;
- antibióticos;
- alguns quimioterápicos;
- contraste à base de iodo para exames radiológicos.
– Complicações e Idade: pessoas com sérios problemas, e doenças crônicas, têm mais chances de ter um problema renal. O que também vale para as pessoas da terceira idade, estando mais propensas a serem diagnosticadas com insuficiência renal, caso apresentem obesidade, doença hepática ou hipertensão, por exemplo. A orientação de um nefrologista é muito importante para evitar essas situações. ⠀
Quais são os sintomas?
Conheça os sintomas de um rim que não funciona bem. A maioria dos diagnósticos de IRA acontece com o paciente em estado crítico. Para o tratamento adequado do problema, a triagem 360º é essencial, e o primeiro passo é entender se a pessoa tem os seguintes sintomas:
– Pressão ou dor no peito;
– Inchaço nos membros inferiores;
– Produção de urina diminuída;
– Excesso de sono e fadiga.
Mas, existem tratamentos!
A recuperação da insuficiência renal aguda depende de vários fatores, entre eles, idade, associação com outras doenças, e função renal prévia antes da lesão. Alguns, recuperam a função completamente, outros, ficam com função permanentemente abaixo dos níveis normais, e há ainda aqueles que nada recuperam, ficando dependentes de hemodiálise para o resto da vida.
Qualquer pessoa que apresente alguma agressão renal pode vir a ter insuficiência renal aguda, mas ela é mais comum, e mais grave, quando ocorre em pacientes com doença renal prévia.