Você sabe quais são as funções dos seus rins?

Você sabe quais são as funções dos seus rins?

Os rins são fundamentais para o funcionamento apropriado do corpo humano e, por isso, merecem atenção especial.

São parte do sistema urinário e têm formato de feijão, com tamanho de 10 a 12 cm, e estão localizados na parede posterior do abdômen. 

Qual sua principal função?

Os rins são responsáveis por eliminar substâncias nocivas, como ureia, amônia e ácido úrico, que se acumulam após os processos normais do metabolismo, visando manter o controle da concentração de substâncias no sangue. 

A retirada dessas substâncias metabólicas é realizada através da produção da urina, que ocorre nos néfrons.

Os rins garantem a excreção, a osmorregulação (controle das concentrações de sais nos tecidos e nas células), e a homeostase dos líquidos corporais. 

Entre suas funções, estão a regulação da quantidade de água do corpo, equilíbrio dos minerais e ácidos do organismo, manutenção da pressão sanguínea e, para mantê-lo funcionando, a estimulação da produção de glóbulos vermelhos e de vitamina D, além do controle dos níveis de eletrólitos, que são o sódio, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, entre outros. 

Como os rins eliminam as toxinas? 

Para conservar o corpo livre de toxinas, os rins atuam de maneira muito parecida com filtros, mas de forma bem mais complexa. 

Por dia, os rins filtram o nosso sangue 12 vezes por hora, com 180 de litros de plasma, a parte líquida do sangue. 

Agindo como um filtro, onde os furos devem ter tamanhos específicos, pois se forem muito grandes, as substâncias que deveriam permanecer em nosso corpo, como as proteínas, seriam eliminadas.

Assim, nosso sangue volta limpo ao coração, e todas as toxinas são eliminadas, progressivamente, na forma de urina.⠀

Isso acontece da seguinte maneira:

1- O sangue chega aos rins pelas artérias renais, os ramos da aorta, que vêm direto do coração.⠀

2- Nos rins, o sangue circula pelos néfrons, que são as menores estruturas filtradoras. Cada rim tem cerca de um milhão de néfrons.⠀

3- No néfron, o sangue passa pelo glomérulo e sofre uma pressão que  “empurra”, para fora do sangue, componentes como água, ureia e sais minerais, formando o filtrado glomerular. 

4- O filtrado glomerular passa por diversos tubos, e no caminho, parte da água e de substâncias importantes, como sódio, potássio e glicose são reabsorvidas pelo sangue, e saem pelas veias renais para distribuir nutrientes para o organismo.⠀

5- As substâncias, que não foram absorvidas pelo sangue, prosseguem pelos tubos e passam pelos ureteres, até chegar à bexiga, onde o líquido é armazenado, e eliminado, em forma de urina.⠀

E quando os rins não funcionam direito?

Quando um rim não funciona bem, as toxinas se acumulam no sangue.

É importante saber que, se o tamanho dos poros do filtro reduzirem muito, a ponto de não passar nem água, a pessoa não consegue mais urinar, e todas as toxinas se acumulam ainda mais rápido no corpo, causando a uremia, e sintomas como: náuseas, fraqueza, fadiga, desorientação, dispneia, e inchaço nos braços e pernas.⠀

A insuficiência dos rins está associada com níveis elevados de ureia e de creatinina, porém, nem sempre é possível realizar um diagnóstico precoce do acometimento renal, já que essas substâncias podem aumentar, e só depois de algum tempo apresentar sintomas.

Destaca-se, ainda, que, quando a função renal é comprometida, é preciso recorrer à diálise, processo que substitui o trabalho dos rins. 

Quando ocorre uma pequena alteração de função renal, ou perda de proteína na urina, é  muito importante realizar o acompanhamento com um nefrologista

Como prevenir doenças renais? 

Uma alimentação com pouco sal, e muita água, é uma ótima aliada para manter esse problema bem longe. Como também, o controle da pressão arterial e da glicemia, outros fatores muito importantes para a manutenção da função renal. 

Além disso, a prática de exercícios físicos também precisa estar associada à alimentação, já que isso estimula a fixação do cálcio nos ossos.⠀ 

Principais sintomas de problemas nos rins

A doença renal é uma doença silenciosa e, muitas vezes, quando surgem os sintomas, já pode estar em um estágio bem avançado. Por isso, é importante fazer exames frequentes, de sangue e urina, para avaliar se o ideal funcionamento dos rins está ocorrendo.

Dentre os principais sintomas, estão:

– Sangue na urina: também conhecida como hematúria, a presença de sangue na urina pode  ser visível ou não a olho nu; 

Essa patologia pode ser causada por várias doenças, como câncer renal, câncer de bexiga e infecção urinária.

– Urina com espuma: por conta do jato urinário, é normal que se forme um pouco de espuma no vaso sanitário, mas, se você notar mudança na quantidade e no tempo que ela leva para desaparecer, pode indicar problemas nos rins.

A espuma que valorizamos é a mais “formada” com grandes bolhas, quando os pacientes relatam que parece que “tem espuma de sabão em pó”.

Isso costuma ser causado pela perda de proteínas, alteração chamada de proteinúria, que além de ser uma doença renal, também pode significar diabete mellitus, hipertensão arterial, AIDS, e doenças glomerulares.

– Pernas inchadas: os rins controlam o volume de água e sódio no organismo, mas nos casos de insuficiência renal avançada, há uma redução da eliminação de sódio e acúmulo de água, causando inchaço nas pernas, pés e tornozelos.

– Pressão alta: a retenção de líquidos também provoca hipertensão arterial, doença que mais afeta a população.

É importante suspeitar de doença nos rins quando o paciente apresenta uma piora dos níveis pressóricos, mesmo já tendo hipertensão.

– Vontade frequente de urinar: acordar à noite para urinar pode ser um sinal de doença renal. Isso acontece quando a insuficiência renal crônica começa a progredir, e os rins perdem a capacidade de concentrar a urina.

– Redução do volume urinário: a interrupção da urina acontece, na maioria dos casos, por obstrução das vias urinárias por cálculos ou tumor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Agende uma consulta