Diminuir o consumo de sal pode prevenir doenças renais?

Diminuir o consumo de sal pode prevenir doenças renais?

É muito importante atentar-se à saúde dos nossos rins, porque as doenças renais são responsáveis por causar 2,4 milhões de mortes por ano em todo o mundo.

Além disso, grande parte delas poderiam ser diagnosticadas em exames de rotina, principais responsáveis por ajudar, em um diagnóstico precoce dessas doenças, como também prevenidas através de hábitos saudáveis, e favoráveis à saúde dos seus rins.

Como o sal pode prejudicar os rins?

O excesso de sódio na alimentação está envolvido em doenças como hipertensão, e pedras nos rins, sendo muito importante atentar-se ao consumo dessa substância.

O sódio tem alta capacidade para reter líquido, mas o organismo tenta reagir, segurando a água, para diluir esse sal, e por isso, o líquido fica retido em algumas regiões do corpo.

É por este motivo, que os primeiros sinais de líquido retido costumam aparecer nas pernas, e pés.

Isso porque os rins são responsáveis por filtrar o sangue a todo momento, fazendo com que ele volte “limpo” ao organismo.

No entanto, quando o sangue tem pouca água, com mais sódio, ele forma pouca urina, e elimina poucas impurezas para fora do corpo, o que também pode causar os cálculos renais.

Por isso é importante atentar-se à indicação de tomar, pelo menos 2L, de líquidos ao dia (seja água, chá, ou sucos não industrializados), para auxiliar nas reações químicas do corpo, assim como diminuir o consumo de sal, para não prejudicar sua saúde.

Uma dieta adequada pode prevenir doenças renais?

Hoje em dia, infelizmente, o consumo excessivo de fast foods, alimentos ultraprocessados, e açúcares refinados é um hábito comum para grande parte da população.

Esses alimentos são responsáveis por sobrecarregar, e afetar as funções do rim, devido à suas composições.

Por isso, torna-se fundamental adotar uma dieta saudável, e incluir no cardápio alimentos frescos como cereais, proteínas, legumes, e verduras.

Não deixando de lado as frutas, isto é, pensando sempre em alimentos com grande teor de fibras.

Como a atividade física pode favorecer o funcionamento dos rins, e prevenir doenças renais?

O exercício é um remédio conhecido para muitas doenças, mas sua ação nos rins ainda é pouco estudada, em comparação com outros órgãos, como coração, e cérebro.

Mesmo assim, pode-se destacar a importância do quanto se movimentar deve fazer parte do dia a dia de cada um de nós.

Isso, porque fazer exercícios pode ajudar a manter o peso, queimar gordura, e manter o organismo saudável.

Segundo uma pesquisa publicada no British Journal of Sports Medicine, os sedentários apresentam uma queda anual mais significativa na taxa de filtração glomerular, uma medida que indica a saúde dos rins.

Isto é, as pessoas ativas contam com uma função renal mais preservada do que as sedentárias.
E ainda, a prática esportiva diminui o risco de doenças como hipertensão, diabetes, e doenças renais surgirem, ajudando também a domar as complicações, no caso de essas doenças já existirem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Agende uma consulta