Sangue na urina: sintoma de Síndrome Nefrítica?

Sangue na urina: sintoma de Síndrome Nefrítica?

Podendo ocorrer com pessoas de qualquer idade, a Síndrome Nefrítica é um conjunto de sinais e sintomas recorrentes de inflamação nos rins

Por conta disso, os rins trabalham de forma menos eficaz, fazendo com que tanto glóbulos vermelhos quanto proteínas, acabem saindo da corrente sanguínea, no momento da sua passagem pelo glomérulo  e indo para a urina

Entretanto, cerca de 50% das pessoas afetadas pela Síndrome Nefrítica não apresentam sintomas, sendo descoberta, em grande parte das vezes, em exames de rotina

O que é Síndrome Nefrítica? 

A Síndrome Nefrítica se caracteriza por uma inflamação no interior do rim, causada por um grupo de distúrbios que acabam por afetar os glomérulos renais, que são estruturas responsáveis pela filtração do sangue

Sendo apresentada de três formas, a Síndrome Nefrítica é resultado, na maior parte dos casos, de diferentes tipos de glomerulonefrites, isto é, um distúrbio de glomérulos. 

Tipos de Síndrome Nefrítica 

  1. Aguda: quando a Síndrome Nefrítica é considerada uma doença aguda, quando se apresenta rapidamente,  e está mais associada ao desenvolvimento de hipertensão arterial, de inflamações no tecido que fica entre os glomérulos e os túbulos que processam a urina, e de interrupção temporária da função renal. Sendo uma das formas mais frequentes em pessoas de todas as idades, e a mais fácil de tratar. 
  2. Crônica: a Síndrome Nefrítica crônica já se perpetua de maneira gradual e silenciosa, evoluindo, a longo prazo, para uma perda irreversível da capacidade de atuação dos rins, podendo ser retardada com diversas estratégias. 
  3. Progressiva: como o próprio nome já sugere, a Síndrome Nefrítica progressiva se dá de forma rápida e progressiva, sendo a apresentação mais grave desta inflamação nos rins, em que a maior parte dos glomérulos são destruídos, acabando por levar o paciente à insuficiência renal crônica rapidamente ou, até mesmo, à doença terminal renal

Causas da Síndrome Nefrítica 

As causas da Síndrome Nefrítica podem variar de acordo com o tipo desenvolvido pelo paciente. Contudo, pode-se apontar que as causas dessa inflamação nos rins apresentam-se de forma congênita, isto é, de forma rara, e/ou através de um problema secundário, doenças secundárias, como hepatite, AIDS ou doenças sistêmicas, como a Lúpus e o próprio Covid-19. 

Além disso, exibem-se casos em que a doença foi transmitida geneticamente. Sendo também apresentada na infância de forma idiopática, por uma causa desconhecida. 

Quais são os principais sintomas da Síndrome Nefrítica?

Considerando que, mesmo quando portadoras da Síndrome Nefrítica Aguda, grande parte dos pacientes não possuem sintomas. Os sintomas dessa inflamação nos rins, quando existem, se caracterizam pelas mudanças na urina. 

Os sintomas típicos da Síndrome Nefrítica são urina em quantidade menor que o usual, apresentação de sangue na urina, além do inchaço característico nos pés e no rosto. 

Vale ressaltar que, diante das três diferentes formas que a Síndrome Nefrítica pode se apresentar, cada uma delas exibe sintomas diversos, e em níveis distintos. 

Uns dos principais sintomas possíveis são dores nas costas, dor de cabeça, falta de ar, além de sintomas que venham a se relacionar com a causa subjacente da Síndrome Nefrítica, isto é, os possíveis problemas secundários citados anteriormente. 

Como diagnosticar e tratar Síndrome Nefrítica?

Como mencionado, grande parte dos pacientes da Síndrome Nefrítica não apresentam sintomas, e acabam por descobrir a doença em exames de rotina. 

O diagnóstico da Síndrome Nefrítica se baseia na execução de exame físico e na análise de urina. Além disso, ressalta-se que pessoas com esta Síndrome tendem a ter pressão arterial alta, o que se torna um dos sinais. 

Por conta do número de glóbulos vermelhos e proteínas na urina, um teste de urina rápido, já possui a capacidade de identificar a disfunção. 

Para ser possível identificar a causa da Síndrome Nefrítica, pode ser feita uma biópsia renal, isto é, quando se retira uma amostra do rim para análise. 

Conforme a existência de causas subjacentes em casos da Síndrome Nefrítica, o seu tratamento acaba por depender da caracterização do problema secundário. 
Dessa forma, são utilizados medicamentos para o tratamento da pressão arterial alta e para a redução da inflamação nos rins. Sendo possível, em casos mais graves da doença, a necessidade da hemodiálise.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Agende uma consulta