Beber ao menos 1 xícara de café por dia pode ajudar os rins, será?

Beber ao menos 1 xícara de café por dia pode ajudar os rins, será?

O café comprovadamente é a segunda bebida mais consumida entre os brasileiros, perdendo apenas para a água, segundo uma pesquisa divulgada pela empresa holandesa Jacobs Douwe Egberts (JDE)

Essa incrível bebida traz inúmeros benefícios para a nossa saúde, como o aceleramento do metabolismo, a queima de calorias, o fortalecimento da memória e ainda auxilia na digestão. Mas será que o café tem capacidade de ajudar os rins? A resposta é: SIM! 

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica Kidney International Reports, foi descoberto que o consumo diário de qualquer quantidade de café protege os órgãos contra a Lesão Renal Aguda (LRA) em 15%, enquanto o consumo de duas a três xícaras por dia reduz o risco para 22% e 23% respectivamente. Fascinante, não é mesmo?

Em um comunicado, o professor da universidade e um dos autores do estudo, Chirag Parikh, esclarece que existem outras pesquisas que afirmam sobre o consumo de café estar “associado à prevenção de doenças crônicas e degenerativas, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e doenças hepáticas”, porém “agora, podemos adicionar uma possível redução no risco de LRA à crescente lista de benefícios da cafeína para a saúde”, apontou ele.  

Lesão Renal Aguda (LRA)

A lesão renal aguda é quando ocorre a diminuição significativa do fluxo de filtração pelos rins e, consequentemente, o paciente passa a ter complicações graves, incluindo doença renal crônica progressiva e sobrecarga de volume.

Causas e Sintomas

As causas mais frequentes para essa condição são infecção generalizada, desidratação, excesso de diuréticos, obstrução dos rins, insuficiência cardíaca grave e uso abusivo de medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos e quimioterápicos. 

Em muitos casos, a LRA é assintomática. Porém, ao notar alguns desses sintomas abaixo, é recomendado que o paciente procure ajuda de um nefrologista, são eles:

  • Fadiga.
  • Falta de ar.
  • Perda de apetite. 
  • Náuseas e vômitos.
  • Diminuição da urina.
  • Dificuldade em urinar.
  • Inchaço em certas regiões do corpo, como pernas, tornozelos e pés. 

Tratamento e Prevenção

O tratamento da LRA vai depender do estado do paciente e da origem do problema. Mas, geralmente, para recuperar a função dos rins, o indicado pelos especialistas é investir em uma alimentação rica em carboidratos, fazer uso de medicamentos prescritos e, em casos específicos, será necessário recorrer ao procedimento da diálise. 

No entanto, para se prevenir contra essa condição, busque seguir a maneira correta de consumo de seus medicamentos, esteja em dia com o tratamento de doenças que aumentam o risco da LRA, como diabetes e hipertensão, inclua em sua rotina uma dieta balanceada, a ingestão de pelo menos 2 litros de água e a prática de exercícios físicos. Combinado?!

Pesquisa sobre o café ser a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros: https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2019/05/21/internas_economia,1055467/cafe-e-segunda-bebida-mais-consumida-entre-brasileiros-mostra-pesquis.shtml    

Pesquisa do benefício do café para os rins: https://br.noticias.yahoo.com/beber-pelo-menos-1-x%C3%ADcara-132159798.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Agende uma consulta