Existem alimentos que prejudicam os rins? Descubra

Existem alimentos que prejudicam os rins? Descubra

Os rins são dois órgãos do sistema urinário responsáveis por grande parte do funcionamento do corpo, pois filtram o sangue, ajudam a eliminar toxinas e resíduos do metabolismo pela urina, garantem o equilíbrio do organismo e até mesmo atuam como produtores de hormônios e vitaminas.

Percebe-se que os rins possuem funções essenciais para o bem-estar do ser humano, por isso merecem atenção e certos cuidados para que não fiquem sobrecarregados e possam trabalhar normalmente. 

Uma pesquisa sobre o cenário global da doença renal crônica publicada pelo periódico científico The Lancet apontou que havia, em 2017, cerca de 700 milhões de pessoas com a condição pelo mundo e aproximadamente 10 milhões de brasileiros convivendo com o comprometimento dos rins. Uma situação preocupante para a qualidade de vida de uma significativa parte da população do país. 

Em vista disso, é interessante ressaltar que muito além de ingerir bastante água, devemos estar atentos a outros fatores que influenciam na vitalidade dos órgãos como, por exemplo, a nossa alimentação, que pode se tornar o mocinho ou o vilão para a nossa saúde renal. 

Conheça os alimentos que prejudicam e os que fazem bem aos rins

Os alimentos têm o poder de controlar o sobrepeso e também as doenças cardiovasculares, que são as principais portas de entrada para os problemas renais. Sendo assim, para manter o bom funcionamento dos órgãos, o paciente precisa evitar alguns alimentos. Confira quais são eles:

Alimentos ultraprocessados: são aqueles alimentos que passaram por um processo industrial de adição de ingredientes e produtos químicos em sua fabricação e possuem um grande teor de sódio, que ao ser consumido em excesso pode provocar hipertensão e, consequentemente, cálculos renais no indivíduo. 

Alguns exemplos de comidas industrializadas são os congelados, enlatados, macarrão instantâneo, salsicha, linguiça, presunto, ketchup, produtos em conserva, entre outros.

Alimentos ricos em açúcar e carboidratos: o consumo exagerado de doces, biscoitos recheados, pães e massas pode colaborar para o ganho de peso, que é um dos principais motivos para a sobrecarga de trabalho dos rins. 

Alimentos como esses devem ser consumidos ocasionalmente, principalmente por pacientes que possuem diabetes, para que eles não venham a comprometer o pleno funcionamento dos órgãos.

Por outro lado, existem alimentos que são fundamentais para auxiliar no desempenho dos rins e que devem fazer parte da sua dieta, como:

  • Verduras.
  • Legumes.
  • Leite e derivados (consumidos com moderação).
  • Frutas cítricas.
  • Grãos integrais.

Os rins são órgãos importantes para a saúde do nosso corpo e devemos cuidar deles priorizando sempre o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia, uma alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos e avaliações periódicas com o nefrologista para que eles continuem saudáveis e operando perfeitamente. 

Pesquisa do periódico científico The Lancet: https://saude.abril.com.br/medicina/pesquisa-mostra-que-brasileiros-precisam-cuidar-melhor-dos-rins/ 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Agende uma consulta