Mau funcionamento dos rins pode interferir na saúde bucal
O acúmulo de toxinas no sangue ou função renal ineficiente pode apresentar sinais ou causar danos em cada órgão do sistema do corpo, sendo um deles o agravamento do aspecto clínico e prognóstico da doença.
O que ocorre?
As alterações provocadas pelas disfunções renais são as principais responsáveis pelas alterações na cavidade bucal, são elas:
Doenças periodontais
Doenças periodontais podem se manifestar em pessoas nefropatas. Em geral, elas são causadas pela ação de bactérias na nossa cavidade oral, responsáveis pelo desenvolvimento de inflamações.
Halitose
O tão temido mau hálito também pode relacionar as nefropatias e a odontologia. Além disso, também é comum que o paciente sinta certa modificação no paladar, incluindo sensação metálica na boca.
Aumento da placa bacteriana na boca
A nefropatia ocasiona redução no fluxo salivar e, consequentemente, elevam o pH da cavidade oral.
Sensação de boca seca
A sensação de boca seca, também conhecida como xerostomia, pode estar relacionada ao desenvolvimento de uma doença renal por problemas nas glândulas salivares ou pelo uso de medicamentos.
Hemorragia e sangramentos
Os pacientes que contam com nefropatias precisam passar pelo procedimento da hemodiálise. Nesse tipo de tratamento, é utilizado uma grande quantidade de medicamentos anticoagulantes.
Erosão dentária
Náuseas e vômitos são comuns durante o tratamento com hemodiálise. Desse modo, os ácidos presentes no vômito podem aumentar o desgaste e a erosão dos elementos da arcada dentária.
Então, é fundamental que tanto o próprio paciente, quanto os médicos dentistas tenham cuidados especiais com a saúde bucal de um paciente nefropata.
Para impedir, o paciente deve realizar um higiene bucal cuidadosa e abrangente para coibir o desenvolvimento de doenças infecciosas na boca.