Saiba o que é a Rabdomiólise e suas complicações

Saiba o que é a Rabdomiólise e suas complicações

Considerada como uma doença grave determinada pela destruição das fibras musculares, a Rabdomiólise ocasiona a liberação dos elementos que estão no interior das células para a corrente sanguínea – cálcio, sódio e potássio, mioglobina, creatinofosfoquinase e a enzima transaminase pirúvica (TGP).

Grandes quantidades dessas substâncias no sangue podem resultar em falta de força, diminuição da urina, fadiga muscular e insuficiência renal aguda, caso não seja identificada e tratada.

Causas

Tudo o que danifica os músculos podem causar esta condição, como:

-Trauma, calor e esforço: exercícios intensos em excesso, insolação e queimaduras de terceiro grau podem desencadear a síndrome. Essas complicações podem vir por meio de vasos sanguíneos bloqueados, convulsões, AVC, esforço muscular patológico.

-Doenças genéticas e metabólicas: algumas dessas condições incluem hipotireoidismo, cetoacidose diabética, distrofia muscular de Duchenne e deficiência de lactato desidrogenase.

-Infecção e inflamação: muitos tipos de infecção e inflamação podem causar rabdomiólise, incluindo infecção viral, bacteriana, polimiosite e picada de cobra.

-Medicamentos: certos medicamentos podem causar a ruptura muscular, como o alto consumo de estatinas – medicamento usado para redução do colesterol -, antipsicóticos, antidepressivos e antivirais.

Principais sintomas

Os sintomas podem variar de acordo com a quantidade circulante das enzimas liberadas do interior das células musculares, os mais comuns, são:

  • Dor muscular;
  • Falta de força;
  • Dificuldade para movimentar pernas ou braços;
  • Rigidez muscular;
  • Dor nas articulações;
  • Urina em pouca quantidade e muito escura, semelhante à cor
    de coca-cola.

Insuficiência Renal Aguda

A complicação mais séria da rabdomiólise é o dano aos rins e às células tubulares deles, que pode levar à insuficiência renal aguda.

Isso acontece porque se os rins passam muito tempo sem funcionar, as substâncias tóxicas que deveriam estar filtrando podem permanecer na corrente sanguínea, intoxicando o organismo.

Outras complicações incluem:

-Arritmia cardíaca
-Inflamações hepáticas
-Coagulação intravascular disseminada
-Síndrome compartimental (inchaço, pressão e destruição permanente do tecido muscular).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Agende uma consulta