Nefrologia e Urologia: quem devo procurar?
Ambas atuando de maneira complementar e com doenças relacionadas ao sistema urinário, a Nefrologia e a Urologia podem parecer muitos semelhantes.
Contudo, elas possuem suas diferentes e é muito importante saber em qual caso procurar cada uma dessas especialidades.
Para que serve a Nefrologia?
Nefrologia é uma especialidade médica que atua com o diagnóstico e o tratamento clínico de doenças do sistema urinário, principalmente aquelas relacionadas aos rins.
O médico que se especializa em Nefrologia é chamado de nefrologista, atuando em diversas atividades como a prevenção de doenças renais, diagnóstico e tratamento de pressão alta, infecções urinárias, nefrites, doenças renais crônicas, além do transplante renal, hemodiálise, entre outras.
É recomendado que pacientes com mais de 40 anos façam uma consulta com um médico nefrologista anualmente, sendo feitos exames de dosagem de creatinina no sangue e de urina.
Para que serve a Urologia?
A Urologia é uma especialidade médica que atua com o estudo e tratamento de doenças que estão relacionadas às vias urinárias, isto é, os rins, a bexiga, ureteres e a uretra.
Atua atendendo mulheres e homens, neste último, se estende também ao trato do pênis, da próstata e da bolsa escrotal, de forma a também trabalhar no diagnóstico e em cirurgias.
Recomenda-se que o urologista seja consultado anualmente, principalmente no caso de homens a partir dos 45 e 50 anos, de modo que se torna possível prevenir o desenvolvimento de câncer de próstata e outras alterações.
Qual a diferença entre Nefrologia e Urologia?
Dessa forma, torna-se possível pontuar que, mesmo sendo duas especialidades médicas que atuam de forma complementar e com o sistema urinário, a Nefrologia e a Urologia possuem suas diferenças.
O urologista é o médico responsável por cuidar dos órgãos reprodutores masculinos, mas também trata alterações no sistema urinário feminino e masculino.
Já o médico nefrologista, atua de modo a trabalhar com a atuação clínica dos tratamentos de doenças relacionadas aos rins. Sendo assim, a competência cirúrgica dessas doenças fica ao encargo da urologia, não podendo o nefrologista atuar cirurgicamente.
Qual especialidade devo procurar?
Levando-se em conta que a urologia é responsável pelo atendimento em casos que o tratamento pode ser feito com base no uso de medicamentos e a urologia ficando responsável pelo atendimento dos casos que necessitam de intervenção cirúrgica, não se pode responder esta pergunta de forma exclusiva.
A especialidade a ser buscada sempre dependerá dos sintomas apresentados pelo paciente. Exibindo-se casos que, quando necessário, o próprio nefrologista o direciona para o urologista.
No caso das mulheres, é importante atentar-se à necessidade de procura de um médico urologista em casos de incontinência urinária e infecções de urina, principalmente as de repetição, para que seja possível avaliar riscos de câncer de bexiga, por exemplo.