Uso de medicamentos pode causar nefrite?
O que é nefrite?
Nefrite é uma síndrome que caracteriza uma inflamação nos rins. Podendo afetar tanto homens, quanto mulheres em qualquer idade, a nefrite não causa dor, mas pode gerar algumas queixas.
A nefrite é responsável por diversos problemas renais, e suas causas podem estar relacionadas com reações imunológicas, assim como infecções ou a ingestão exagerada de medicamentos.
Quais as causas da nefrite?
Caracteriza-se como um conjunto de doenças, que podem ter várias causas, e têm como uma das suas principais causas, as infecções provocadas por microrganismos, que formam um complexo chamado antígeno-anticorpo.
Entre os vírus e bactérias, que podem provocar essas infecções, temos:
– Malária
– Tifo
– Salmonela
– Toxoplasmose
– Herpes
Pode-se citar também como causas, o uso indiscriminado, e em excesso, de antibióticos, anti-inflamatórios e medicamentos que são capazes de liberar antígenos, pois desencadeiam a formação dos complexos antígeno-anticorpos, anteriormente mencionados.
Este tipo de quadro é muito comum em pacientes com doenças autoimunes, contudo, é muito importante destacar a gravidade da automedicação para os rins.
Isso, porque esse é um órgão muito sensível ao uso indiscriminado de medicamentos por um longo período, sendo responsável, até mesmo, a fazer o rim parar de funcionar e acarretar insuficiência renal aguda, sendo necessário tratamentos para substituir a função do rim, inclusive a hemodiálise.
Como saber se estou com Nefrite?
Para saber se você se encontra em um quadro desta síndrome, que provoca inflamação nos rins, existem alguns sintomas visíveis, que você pode se atentar.
Lembrando que, normalmente, a ocorrência de dores não está presente, alguns pacientes apresentam os seguintes sintomas quando estão com nefrite:
– Urina avermelhada
– Diminuição da quantidade de urina
– Excesso de suor, principalmente nas mãos, nos pés e no rosto
– Inchaço das pernas ou dos olhos
– Aumento da pressão arterial
Como é feito o tratamento de uma nefrite?
A maneira como o tratamento de uma nefrite será realizado, depende muito do caso analisado. Atua-se, inicialmente, procurando aliviar os sintomas, isso porque, poucos são os casos que evoluem para uma insuficiência renal.
Dessa forma, uma das primeiras, e principais ações, é retirar o sal da dieta do paciente, seja qual for o seu tipo de nefrite. O sal é um dos maiores vilões para uma vida saudável e, principalmente, em casos como desta síndrome.
Outras atuações são o controle da quantidade de líquidos ingeridos pela pessoa, assim como a atenção ao uso de remédios prescritos.
Um dos principais medicamentos utilizados, em casos de nefrite, são os anti-hipertensivos, para controlar a pressão, além dos diuréticos, para aumentar a produção de urina pelo rim (diurese).
Nefrite tem prevenção?
De acordo com as suas principais causas, a prevenção da nefrite caracteriza-se pela atenção a algumas ações.
Não só em casos como o da nefrite, como também em outros, é muito importante realizar anualmente um exame de creatinina, que além de simples, também é barato.
Graças ao exame de creatinina, é possível observar como está a função do rim, e em casos de suspeita de nefrite, o médico pode realizar uma investigação para chegar ao diagnóstico.